Campanha “Somos pela saúde” arranca hoje

May 21, 2017

ie.png

Quinta, 06 abril 2017 13:47

No âmbito do Dia Mundial da Saúde, que se assinala amanhã, o consórcio entre a Ecovisão Cabo Verde e o Instituto Marquês Valle Flor, lança a campanha “Somos pela saúde”, hoje, na cidade da Praia, tendo como público-alvo as comunidades envolventes do Aeroporto Nelson Mandela, Achada Grande Frente e Trás, Jamaica e São Tomé.

A campanha está ligada ao projecto de ampliação do aeroporto. “Com este tipo de construção muitas vezes temos o desenvolvimento de alguns riscos, quer por parte dos trabalhadores quer das comunidades envolventes”, refere Suzana Palminha, representante do consórcio entre a Ecovisão Cabo Verde e o Instituto Marquês Valle Flor. A campanha vai durar todo o mês de Abril. Para além da promoção da campanha nos meios de comunicação, vai haver também a realizaão de actividades nas comunidades, como torneios de futebol, concursos de música, de murais, conversas directas com a comunidade. Para o final do mês de Abril prevê-se a realização de uma feira de saúde no Plateau, de abrangência nacional durante a qual serão efectuados mil testes de rastreio do HIV. Artur Correia, Secretário-executivo CCS – Sida constata com satisfação a presença da Sida em várias políticas, designadamente nas das obras públicas. “É isso mesmo que queremos, que os sectores públicos mas também da sociedade civil assumam o combate ao VIH-Sida e às outras doenças que nós temos aqui em Cabo Verde como um desafio nacional”, congratula-se. “Há uns anos atrás em parceria com o ministério das infraestruturas lançámos este desafio de que em todas as obras públicas devia haver uma componente ligada à prevenção do VIH-Sida”, frisa Artur Correia, acrescentado que é neste contexto que este projecto se insere. Quanto à realidade da Sida no país, Artur Correia aproveita para dizer a situação é estacionária, porquanto não existem dados que demonstram uma evolução negativa. De todo modo, assegura que vai ser realizado uma estudo na população, com data de arranque neste semestre, com vista a actualizar os dados sobre o VIH-Sida em Cabo Verde.
Criada pela agência Human e produzida pela ACI em Cabo Verde, a campanha “Somos Pela Saúde” pretende sensibilizar para o uso do preservativo como uma das mais eficazes formas de prevenção ao flagelo das infeções sexualmente transmissíveis (IST) entre as quais constam o VIH e a SIDA, as Hepatites Víricas e o HPV. Na qualidade de embaixador, Mirri Lobo, junta-se à campanha através de um vídeo que será difundido, na televisão e noutros canais digitais. Sabe-se ainda que outras figuras públicas, ligadas ao desporto, às artes e à saúde deram o seu testemunho em prol da campanha.