RESÍDUOS ORGÂNICOS E BIOENERGIA

ECOVISÃO galardoada com o prémio “Energy Globe 2019”

A “Energy Globe 2019” é uma iniciativa internacional, em Portugal representada pela Advantage Austria, agência austríaca de internacionalização, a qual visa reconhecer os melhores projetos mundiais na área ambiental com maior impacto social e sustentável. A cerimónia de entrega do prémio ocorrerá dia 3 de outubro de 2019, na cidade do Porto, no decurso de evento promovido pelo Austrian Business Circle 

O projeto vencedor, implementado em São Tomé e Príncipe foi denominado “Projeto MAAIS - Melhoria do Consumo de Água, Infraestruturas e Sensibilização da População de São Tomé Príncipe” e foi concebido para dar resposta aos efeitos adversos da diminuição dos índices pluviométricos, escassez e desperdício de água tratada neste país. 

Este projeto foi financiado pela Cooperação Portuguesa [Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ministério dos Negócios Estrangeiros], através do Fundo Ambiental, em parceria com a Águas de Portugal Internacional, tendo a ECOVISÃO sido responsável pelo desenvolvimento de toda a componente de Educação e Sensibilização Ambiental. 

Neste âmbito, foi preparada uma campanha de comunicação multicanal de grande impacto evidenciando as preocupações com a proteção do ambiente e com as alterações climáticas expressos nos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” em São Tomé e Príncipe, contribuindo para a Gestão Sustentável do abastecimento de água, condição necessária ao desenvolvimento humano, ao combate à pobreza e ao crescimento económico do país e consequente melhoria da qualidade de vida, com uma diminuindo da incidência das doenças hídricas. 

A ECOVISÃO desenvolveu atividades e produtos diversificados e direcionados aos diferentes contextos sociais com o intuito de atingir, de forma abrangente, diferentes faixas etárias, incluindo: 

- Criação da imagem e marca da campanha; 
- Produção de folhetos, cartazes, autocolantes e fitas de pulso; 
- Formações aos diversos setores e direção da EMAE; 
- Produção de um spot televisivo e radiofónico; 
- Produção de um mural educativo; 
- Produção de uma música e clipe da campanha; 
- Distribuição de material informativo e educativo; 
- Produção de uma peça de teatro reprodutível nas escolas modelo e na televisão; 
- Produção de um guião para ser reproduzido nas escolas; 
- Ações de sensibilização em escolas, lavandarias, chafarizes e locais públicos; 
- Criação de páginas nas redes sociais. 

Com a implementação deste projeto foi já possível confirmar a relevância desta ação de sensibilização ambiental na perceção que cada individuo tem da sua função, do seu papel social e familiar nos problemas e soluções para um sistema de abastecimento de água em qualidade e quantidade. 

Anteriormente, a ECOVISÃO venceu igualmente dois outros prémios: o Energy Globe Award 2018 de Cabo Verde, com o projeto “Roadmap dos Resíduos” e o Energy Globe Award 2018 de São Tomé e Príncipe com o projeto “Bio&Energy”. 

O prémio “Energy Globe World” tem o apoio da UN Environment (Programa das Nações Unidas para o Ambiente) e foi criado em 1999 pelo austríaco Wolfgang Neumann, especialista em assuntos de energia, que quis apresentar ao mundo alguns dos exemplos de boas práticas ambientais. Entre as personalidades que já foram convidadas para apresentar e dar a cara pelos prémios encontram-se nome como Mikhail Gorbachev, Kofi Annan e os presidentes da União Europeia em exercício. 

Com a atribuição deste terceiro prémio a ECOVISÃO vê, mais uma vez, reconhecidas e reforçadas as suas elevadas e inovadores competências técnicas no mercado do Ambiente. 

 



 Outras informações disponíveis em:  https://www.energyglobe.info/saotomeandprincipe2019    https://www.facebook.com/stptodospelaagua/  



Alfragide, 21 de agosto de 2019