
A Ecovisão, juntamente com a TIS e a Qualivia, em conjunto com a Direção Geral de Transportes Rodoviários, está atualmente a executar uma Campanha de Segurança Rodoviária em Cabo Verde.
O principal objetivo deste Projeto, financiado pelo Banco Mundial no âmbito da reforma do setor dos transportes, é a transferência de conhecimento aplicada à realização de campanhas de segurança rodoviária e à preparação, implementação e avaliação de uma campanha-piloto.
Esta campanha-piloto, intitulada “Cumpra os Limites de Velocidade”, permitiu testar metodologias e a aplicabilidade das mesmas em Cabo Verde. Este tema foi o escolhido devido ao facto do excesso de velocidade ser uma das principais causas dos acidentes nas estradas do país. Assim, foi durante o mês de dezembro que decorreu esta campanha, na Praia Negra e na Avenida de Achada de São Filipe, na Cidade da Praia, tendo sido sensibilizados mais de 1100 condutores.
Para apoiar a campanha foram desenvolvidos folhetos e autocolantes, bom como uma publicidade televisiva, onde se explicam as razões pelas quais é realmente importante ter em atenção os limites de velocidade e foram apresentadas estratégias para uma condução mais segura. Estes materiais foram desenvolvidos em torno da Tita e do Tito (as mascotes da campanha) e sob o mote “Segurança Rodoviária- Cabo Verde mais Segura”.
A formação realizada nos dias 16 e 17 de janeiro, e o seminário ocorrido a 18 de janeiro, tiveram como objetivo apresentar o projeto, a campanha-piloto e os resultados da avaliação quantitativa e qualitativa da mesma.
Veja aqui o vídeo da campanha
Galeria de Fotos: