RESÍDUOS ORGÂNICOS E BIOENERGIA

Ecovisão é parceira ambiental de alguns festivais de verão

A Ecovisão é parceira da Pic Nic Produções e Ritmos na vertente ambiental dos Festivais de Verão NOS Primavera Sound e Vodafone Paredes de Coura.

A empresa apoiou e coordenou a candidatura dos dois festivais ao Programa “Sê-lo Verde”, lançado pelo Ministério do Ambiente e suportado por verbas do Fundo Ambiental 2017, que tem em vista a adoção de boas-práticas ambientais e inovadoras para a melhoria da sustentabilidade ambiental dos grandes eventos de música, através do cofinanciamento de medidas em quatro vetores de atuação: Recursos, Energia, Emissões e Educação. O montante máximo de cofinanciamento é de 20.000€ por medida e de 50.000€ por festival.

Estas medidas têm como principal objetivo o incentivo à adoção de critérios ambientais que contribuam para a redução dos impactes e promovam o uso eficiente dos recursos materiais e energéticos; incentivar a adoção de abordagens inovadoras; contribuir para a educação e sensibilização ambiental dos grupos de interesse envolvidos (promotores, marcas, municípios, espetadores e comércio local) e a valorização e promoção da vertente ambiental do evento junto do público nacional e internacional.

O NOS Primavera Sound e o Vodafone Paredes de Coura foram os festivais de verão com a aprovação de medidas de maior valor cofinanciado.

As preocupações ambientais eram já visíveis em edições anteriores do NOS Primavera Sound, destacando-se o incentivo à mobilidade sustentável através do Bike Park e o facto de ter sido, em 2016, o festival pioneiro na utilização de copos reutilizáveis. Nesta edição, contou com parceiros como a Ecovisão, a Lipor e a Câmara Municipal do Porto para a implementação das quatro medidas aprovadas. No vetor recursos, nota para a área da restauração, onde mais de 90% das embalagens a utilizar serão biodegradáveis, totalmente livres de plásticos e feitas a partir de matéria prima 100% de origem vegetal, facto que representa uma poupança superior a 1500kg de CO2 quando comparado com a utilização de embalagens convencionais. Será distribuído um conjunto de Gifts+EcoSustentáveis, como cinzeiros portáteis, lápis de sementes e seed bombs feitas com argila, composto e sementes. No vetor Emissões, todas as casas de banho serão ligadas à rede pública de saneamento, permitindo reduzir o consumo de produtos químicos e o impacte ambiental associado à produção, armazenamento e transporte de efluentes. Por fim, no vetor Educação, várias ações serão desenvolvidas, como a elaboração de um manual de boas práticas ambientais para fornecedores e parceiros, concurso para premiar o operador da área da restauração e street food com melhor desempenho ambiental, utilização de QR codes que direcionarão para o website com informações e notícias relacionadas com as atividades e ainda um concurso de fotografia com a temática das boas práticas ambientais, no qual todos os visitantes do festival podem participar através da rede social instagram, bastando partilhar as suas fotografias e utilizar o hastag #nps_springclick.

Parceira ambiental também do festival Vodafone Paredes de Coura, a Ecovisão vai promover as mesmas medidas e realizar ainda tertúlias ambientais neste espaço privilegiado com a Praia Fluvial do Taboão como cenário de fundo. De destacar a criação de uma equipa de animadores ambientais, composta por cerca de 30 pessoas, que receberá a formação adequada para garantir que é cumprido o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos espalhados no recinto, área de campismo, rio e acessos, sensibilizando todos os grupos de interesse, com especial enfoque nos campistas.

Na assinatura de contrato, ocorrida em Lisboa no passado dia 31 de maio, o Ministério do Ambiente referiu que “estes eventos podem ser um importante veículo de dinamização das políticas ambientais, conduzindo a uma redução da pegada ecológica e alertando para uma maior consciência ambiental”.